5 Frases do livro “Mulheres que correm com os lobos” contra os vieses inconscientes de gênero
Se você alguma vez já sofreu da síndrome da impostora, achou que não merecia algo ou largou um sonho sem nem tentar, o livro de psicanalista Clarissa Pinkola vai te dar uma injeção de empoderamento! Ele junta várias histórias, contos e mitos que despertam a força da mulher selvagem que temos e que anda tão esquecida.
Com essa dinâmica, “Mulheres que correm com os lobos” se torna uma ferramenta poderosa para combater os vieses inconscientes sobre o “sexo frágil” que estão impregnados em nossa sociedade e que nos afastam de vivenciar o nosso sagrado feminino.
Por isso, escolhi cinco trechos do livro que enfatizam a desconstrução da imagem atual da mulher, criando novos padrões.
1. Dê voz a sua intuição
Foi atribuída à curiosidade feminina uma conotação negativa, enquanto a masculina era chamada de curiosidade investigativa. As mulheres eram abelhudas, enquanto os homens eram indagadores. Na realidade, a trivialização da curiosidade das mulheres, que faz com que elas se assemelhem mais a espiãs chatas e maçantes, representa uma negação do insight, da intuição e dos pressentimentos das mulheres. Ela nega todos os seus sentidos. Ela tenta atacar sua força fundamental.
Conto O Barba Azul
Sabemos que há vieses inconscientes negativos sobre as mulheres. Portanto, redobre a atenção para não julgar e destruir logo de cara um novo pensamento que você tenha. Deixe fluir, crescer e se empodere dele.
2. Seja verdadeira com você mesma
A obediência provoca uma descoberta chocante que deve ser registrado por todas as mulheres. Ou seja, a de que ser nós mesmas faz com que nos isolemos de muitos outros e, entretanto, ceder aos desejos dos outros faz com que nos isolemos de nós mesmas. É uma tensão angustiante e que precisa ser suportada, mas a escolha é clara.
Conto Vasalisa
Lembre-se, a melhor ferramenta para derrubar um viés é construir novas experiências. Se os outros nos impõe algo que não queremos, é porque falta exemplos de mulheres que mostrem o contrário. Então, ouse ser você mesma e estará ajudando a criar uma referência para todas as outras.
5 exemplos na prática sobre “Como combater o viés inconsciente no trabalho” clique aqui!
3. Dê o primeiro passo
Comece. É assim que se limpa o rio poluído. Se você tiver medo, tiver receio de fracassar, digo-lhe que comece já, fracasse se for preciso, recupere-se, recomece. Se fracassar de novo, fracassou. E dai? Comece novamente. Não é o fracasso que nos detém, mas é a relutância em recomeçar que nos faz estagnar.
Conto La Llorona
Se já no simples ato de se candidatar a uma vaga, a mulher só o faz se cumprir 100% dos requisitos, imagina o que deixamos de fazer com medo do fracasso? A resposta é simples: só faça!
4. Não aceite menos
Somos ensinadas a sermos boazinhas, a relevar os pontos negativos. Acabamos aceitando os predadores. Uma loba não ensina seus filhotes a serem bonzinhos com os predadores.
As mulheres não são incentivadas a pedir o que acreditam merecer, mas sim a aceitar o que tem. Dificuldade em negociar salários, promoções e até mesmo melhores oportunidades são consequências deste viés. Não caia nessa armadilha, peça, fale, exponha suas reivindicações.
5. Use a perfeição somente como guia
Muitos deuses da criação em todas as culturas e através dos séculos não criaram com perfeição logo da primeira vez. A 1a tentativa pode sempre receber aperfeiçoamentos, assim como a 2a, 3a e a 4a. Isso não tem nada a ver com a nossa habilidade e talento. É simplesmente a vida, evocativa e em evolução.
A ideia da supermulher que é perfeita em todas as áreas da vida, acaba sendo um viés forte para inibir qualquer nova tentativa em algo que não dominamos. Se até os deuses tem essa liberdade, não há dúvidas que a mulher também deve ter.
“Mulheres que correm com os lobos” é aquele livro para tirar todas as amarras que temos e nem nos damos contas, geradas pelos vieses inconscientes.
Quer ler o livro inteiro? Compre aqui! E já me conta nos comentários o que mais te inspirou.
Desperte a sua mulher selvagem: 7 frases de “Mulheres que correm com os lobos”.
O conceito que mais me impactou foi a frase Üse a perfeição somente como guia¨. Não tinha noção que muitas vezes deixei de tentar algo novo, porque simplesmente achava que não conseguiria ter a completa dominância sobre o assunto…
Adorei! Tá na minha lista de leitura! Texto ótimo!