Trabalho híbrido: 6 dicas para uma liderança inclusiva

O modelo de trabalho híbrido, onde parte das pessoas estão fisicamente no escritório e outra parte fora, seja em casa ou em qualquer outro lugar, já é uma realidade para muitas pessoas.

Esse benefício de poder trabalhar fora do escritório é importante e necessário em diversas situações. Seja porque você prefere trabalhar de casa para alguma tarefa específica ou ter mais qualidade de vida evitando o tempo de deslocamento para o escritório, essa flexibilidade mostrou o seu valor nos últimos tempos.

Agora que cada vez mais as pessoas começam a voltar para o escritório, é importante repensar como lidamos com esse modelo híbrido, se não vamos voltar com as baixas adesões a esse benefício tão importante.

A grande barreira do trabalho híbrido: viés de proximidade

Uma das grandes barreiras para o modelo híbrido é o viés de proximidade que é a nossa tendência inconsciente de dar um tratamento preferencial para aqueles em estão ao nosso redor.

Ou seja, temos a tendência de avaliar melhor a performance, dar mais projetos e promover mais pessoas que temos contato mais frequente.

Por isso, temos que garantir que o ambiente de trabalho continue sendo inclusivo tanto para as pessoas presentes no escritório, quanto as que estão remotas. Caso contrário, as pessoas se sentem obrigadas a irem para o escritório para serem notadas.

6 dicas de como ser uma liderança inclusiva no modelo híbrido

  • Sempre tenha uma mentalidade de pensar primeiro nas pessoas remotas. Ou seja, garantido que elas consigam participar apropriadamente de todas as atividades.
  • Mesmo com metade das pessoas presentes no escritório, uma boa prática inclusiva é fazer as reuniões virtualmente para todos. Isso garante que todo mundo se sinta incluído na reunião.
  • Para reuniões onde parte das pessoas esteja presente e a outra parte remota:
    • Dê espaço para as pessoas remotas falarem. Pergunte diversas vezes durante a reunião se quem está conectado tem alguma dúvida ou quer fazer algum ponto.
    • Use as lousas colaborativas online (por exemplo o Goggle Jamboard) para que todo mundo consiga acompanhar o que está sendo escrito durante a reunião.
  • Fique alerta sobre a distribuição de projetos entre as pessoas do seu time. Assim, garantindo que as pessoas que trabalham remoto também tenham acesso às mesmas oportunidades.
  • No fim da semana, repasse rapidamente se faltou dar atenção para alguém do seu time remoto e se programe para compensar na próxima semana.

Saiba mais como combater o viés inconsciente: clique aqui!


Se lidarmos com o modelo híbrido de trabalho como fazíamos antes, ou seja, não pensando nas pessoas remotas, não vamos conseguir manter essa flexibilidade que é tão importante e necessária para diversas pessoas.

Então me conta como você está lidando com o modelo de trabalho híbrido?

Compartilhe!