Como combater o machismo nas empresas

Agora que temos maior clareza de como o machismo atua no nosso dia-a-dia, vamos partir para algumas soluções! Então aqui temos algumas opções de como todo mundo pode combater o machismo, especialmente em situações de trabalho.

Combate ao Bropriating e ao Hepeating

1.Amplificação

As assessoras da equipe do Obama criaram a estratégia chamada de Amplificação, para lidar com as interrupções e apropriações feitas pelos colegas homens durante as reuniões.

A estratégia consiste em repetir e dar crédito às ideias propostas por outra mulher, logo após ela ter falado. Assim, o que havia sido dito e a sua autoria são reforçados.

Lembrando que para colocar essa estratégia em ação, basta que uma mulher diga uma ideia que você considere boa, para você declarar o seu apoio. Uma ótima maneira de estimular o trabalho em equipe.

2. Dê o crédito a quem é devido

Todo mundo quer ser reconhecido por uma boa ideia, certo? O mais interessante é que existem pesquisas que mostram que ao fazer o reconhecimento, além de ter um efeito positivo na imagem da pessoa que teve a ideia, há também um impacto positivo para a pessoa que está dando o crédito.

Então sem moderação aqui, prestigie e dê crédito ao trabalho de mulheres.

Combate ao Manterrupting

1. Sistema do colega aliado

Problemas para ser ouvida? Uma possibilidade pode ser combinar com um colega para que toda vez que você falar nas reuniões e ele achar interessante, peça que ele demonstre isso concordando com a cabeça e olhando interessado para você.

2. Seja um espectador ativo

Presenciou uma mulher sendo indevidamente interrompida? Mostre o seu apoio parando a interrupção. Você pode dizer, por exemplo, “Espere, deixe-a terminar, quero ouvir o que ela estava dizendo.”

3. Dê voz às mulheres

Uma das maneiras de silenciar as mulheres é atribuindo as chamadas tarefas domésticas de escritório para elas, como mandar o convite, reservar a sala e fazer a ata da reunião,

Dessa maneira, antes, durante e depois das reuniões a mulher acaba gastando o seu tempo em atividades que a tiram do objetivo principal da reunião.

Portanto, uma boa solução é rodiziar essas tarefas entre os membros da equipe.

4. Regra da “Não Interrupção”

Uma ótima prática, especialmente para reuniões que tenham o objetivo de gerar novas ideias, é estabelecer a regra da “Não interrupção” quando alguém estiver dando uma ideia.

Quer saber se no seu time mulheres e homens tem o mesmo tempo de fala? Já existe uma ferramenta online grátis para isso! Use em algumas reuniões e tire as suas próprias conclusões.

Combate ao Mansplaning

Assim que perceber que está em uma situação de mansplaning, você pode usar umas das seguintes frases para interromper e mandar uma mensagem clara sobre o que está acontecendo:

  • “Esse comentário me faz pensar que talvez seja útil falar sobre a minha experiência…”
  • “Deixe-me continuar e se ainda houver alguma dúvida, aí sim podemos esclarecê-la.”
  • “Obrigada pelo comentário, e pode deixar que eu tenho tudo sob controle.”

E você, como faz para combater o machismo onde trabalha? Tem alguma tática diferente? Conta nos comentários.

Compartilhe!