O que são microagressões e como ocorrem nas empresas

Antes de entrar na definição de microagressões e como ocorrem no trabalho, vamos começar com um fato.

Você considera uma gota d’água perigosa?

Pois saiba que antigamente uma técnica de tortura usada era deixar uma gota d’água fria cair na testa por horas. Isso gerava uma mistura de medo e ansiedade, que acabava mentalmente com o torturado.

Já no caso das microagressões, elas podem parecer que não fazem mal para quem está de fora, ou para quem as fez, mas os impactos são sentidos e sofridos.

No Brasil, pesquisas feita com pessoas LGBTQ e mulheres negras já mostraram que quanto maior a frequência dessas experiências mais altos são os níveis de estresse e mais baixo os niveis de autoestima para as pessoas que sofreram essas microagressões.

Mas afinal o que são as microagressões…

Definição de Microagressões

Microagressões são comentários diários, perguntas, ações, representações nas mídias que são prejudiciais porque continuam espalhando estereótipos negativos. Geralmente elas são sobre grupos marginalizados, por exemplo, mulheres, negros, LGBTQIA+ entre outros.

Elas podem ser feitas de forma mais ou menos evidentes, intencional ou inconsciente. Como elas são sutis, as microagressões podem parecer pequenas ou insignificantes, ou até mesmo as pessoas que as fazem podem não entender porque elas causaram dor a outra pessoa.

O principal ponto, é que o dano das microagressões ocorre porque a frequência com que elas ocorrem é alta. Então ao ler a lista de exemplos abaixo, pense como é enfrentar isso durante toda a sua carreira profissional. Pois essa é a realidade da maioria das mulheres.

Exemplos de microagressões no trabalho sofridas pelas mulheres

  • Ter seu julgamento questionado na sua área de expertise;
  • Precisar fornecer mais evidências de suas competências do que outros;
  • Ser confundida com alguém em um nível muito mais baixo de experiência ou cargo;
  • Ter as suas contribuições de trabalho, muitas vezes, ignoradas;
  • Ser tratada de uma maneira menos profissional, mais informal.

Os exemplos acima são micro invalidações que questionam o mérito e a capacidade das mulheres. Isso sem mencionar os machismos mais recorrentes que já falamos por aqui, como o mansplanning, manterrupting, bropriating entre outros.


Saiba o significado desses termos feministas em inglês e outros mais: clique aqui!

Saiba como combater o machismo nas empresas: clique aqui!


Portanto, se alguém disser que você cometeu alguma microagressão, peça desculpas, ouça a crítica e esteja aberto para aprender. Não importa se você tinha boas intenções, elas não são o foco aqui e sim o que causou na outra pessoa.

Para finalizar, se você testemunhar uma microagressão, intervenha e ajude a aliviar o fardo colocado sobre as minorias de terem sempre que explicar tudo.

Tem mais algum exemplo de migroagressão que enfrenta no trabalho? Conta nos comentários.

Compartilhe!