Como manter a Saúde Mental: Semana de Trabalho de 4 dias
Manter a saúde mental durante a pandemia vem sendo um dos grandes desafios deste momento. Ficar longe dos familiares e amigos, o medo de contaminação do vírus, o estresse das novas rotinas no trabalho e em casa, são só alguns dos motivos que estão nos afetando.
Então resolvi trazer algumas soluções que além de já terem algumas empresas implementando com resultados positivos, elas também questionam alguns padrões da vida profissional.
Para começar, que tal repensar a semana de trabalho e reduzir de 5 para 4 dias?
Mesmo com grandes mudanças ocorridas nos últimos 100 anos, o modelo de 5 dias de trabalho na semana se manteve como o principal nas empresas. Porém, cada vez mais empresas e países tem questionado esse padrão e já existem exemplos de sucesso para a semana de trabalho de 4 dias.
E o melhor é que os resultados vão além de melhorar a saúde mental dos funcionários.
5 Razões para adotar a semana de trabalho de 4 dias
1. Diminui o número de Síndromes de Burnout entre os funcionários
Antes mesmo da pandemia, o Brasil já era o segundo país com o maior número de pessoas afetadas pela Síndrome de Burnout, de acordo com a International Stress Management Association (ISMA-BR).
No total seriam 30% da população que afirmam passar por uma exaustão completa, física e mental em relação ao trabalho.
Já em uma pesquisa realizada durante a pandemia com profissionais da saúde, o percentual chegou a 83% dessas pessoas com sinais de Síndrome do Burnout. Além de revelar que a síndrome aparece mais entre os jovens e entre as mulheres.
Assim, a semana de trabalho de 4 dias aborda este problema tanto na redução de horas trabalhadas como no aumento do tempo de descanso. Ou seja, ajudando a manter a saúde mental dos funcionários.
Conheça 5 aplicativos inovadores para saúde mental: clique aqui!
2. Melhora a retenção e o recrutamento de funcionários
De acordo com uma pesquisa feita com líderes de recursos humanos, 46% afirmaram que a síndrome de burnout é responsável por até metade da rotatividade da força de trabalho em um ano.
Portanto a semana de 4 dias de trabalho além de reduzir os custos de recrutamento das empresas, ela funciona como um ótimo benefício para a contratação e retenção de funcionários.
Além disso, esse modelo é uma ótima vantagem para atrair as novas gerações (millenials e geração Z) que prezam por um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
3. Aumenta a produtividade e os resultados
Pode parecer estranho, mas um dos efeitos da semana de trabalho de 4 dias é o aumento da produtividade. A Microsoft no Japão, por exemplo, registrou um aumento de até 40% na produtividade de seus funcionários.
Já o presidente da Perpetual Guardian, uma empresa neozelandesa, depois de ver esse impacto positivo na prática na sua empresa, decidiu fundar uma organização que tem o objetivo de espalhar a semana de 4 dias pelo mundo.
Conheça a Fundação 4 Week Day: clique aqui!
4. Redução de despesas gerais, como eletricidade.
Com menos pessoas usando o escritório, um outro efeito positivo da semana de trabalho de 4 dias é a diminuição de gastos como a energia elétrica.
No caso da Microsoft essa redução chegou a 23,1% na eletricidade e 58,7% em gastos com papéis, já que as durações das reuniões foram reduzidas e atividades secundárias foram canceladas.
5. Diminui o impacto no meio ambiente
Por fim, a semana de trabalho de 4 dias também reduz os impactos no meio ambiente. Por exemplo, menor deslocamento dos funcionários até o trabalho e redução do uso de energia elétrica.
Assim, um estudo realizado recentemente mostrou que uma redução de 10% no tempo de trabalho, diminui a pegada de carbono da empresa em 14,6%. E com uma redução de 25% no tempo de trabalho, o impacto é ainda maior: 36,6%.
E aí, ficou com vontade de dar esse presente para a sua saúde mental e trabalhar 4 dias na semana? Conta nos comentários o que você achou.
Fonte: ISMA Brasil. Joseph Evans (2021). it`s time to retire the five-day workweek. Marriott Student Review.