Mulheres nos Esportes: 4 filmes brasileiros imperdíveis

Que tal se inspirar e saber mais sobre as atletas brasileiras que fizeram história? Então confira aqui 4 filmes que mostram a trajetória de mulheres incríveis no esporte, e o melhor: TODOS disponíveis de graça e com link!

Vamos valorizar o trabalho dessas mulheres que venceram muitas barreiras, desde a falta de investimento até preconceitos, para brilhar nos esportes.

Filme: Mulheres Olímpicas

Além de apresentar a trajetória das brasileiras nas Olimpíadas, esse documentário ainda mostra toda a luta das atletas para conquistar o direito de participar dos jogos e para vencer os preconceitos.

Para ver o filme na íntegra, clique aqui!

Filme: Brilhante

Documentário sobre a vida e a carreira da jogadora de vôlei Fofão, a mais vitoriosa da história do vôlei feminino brasileiro com três medalhas olímpicas. O filme é inspirado na biografia da atleta “Toque de gênio – A história e os exemplos de Fofão”. 

Filme: Meninas de Ouro

Este filme mostra a trajetória da seleção feminina de handebol, do ouro nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg em 1999 ao título mundial em Belgrado em 2013, mostrando todas as dificuldades que elas superaram com muita garra.

Filme: Metamorfose

Documentário em curta metragem sobre a vida de Roseane Ferreira dos Santos, a madrinha do atletismo paradesportivo brasileiro. A pernambucana Rosinha não só superou a deficiência física, mas também conquistou 50 medalhas de ouro ao longo da carreira e dois recordes mundiais nas Paraolimpíadas de 2000.

Para ver o filme na íntegra, clique aqui!

Mas não é só no Brasil que as mulheres enfrentam desigualdades nos esportes.

Desigualdades que mulheres enfrentam no esporte

💰 Diferença Salarial

As mulheres ganham menos que os homens também nos esportes. A diferença pode variar muito conforme a modalidade e o país. Então, vamos com um exemplo do nosso amado futebol. Na última Copa do Mundo, a FIFA ofereceu em prêmios*: 30 milhões de dólares para as seleções femininas e 400 milhões para as seleções masculinas.

💵 Investimento comercial/ Patrocínio

0,4% de todos os investimentos comerciais** feitos em esportes no MUNDO foram em atletas/times de mulheres.


Quer saber mais sobre as desigualdades no ambiente de trabalho? Clique aqui!


Esse ciclo vicioso de pouco investimento nos esportes praticados pelas mulheres, acaba gerando baixo interesse do público, e como resultado pouca atenção na mídia para elas.

Quer um exemplo da quebra desse ciclo no esporte?

O XADREZ e a série O GAMBITO DA RAINHA. Logo que a série, sobre uma jovem enxadrista, foi lançada na Netflix, as buscas sobre o esporte cresceram mais de 200%, sendo que 73% das pessoas que pesquisaram o assunto eram mulheres! Além disso, a maior plataforma de xadrez online aumentou 7 vezes o número de usuários***.

Ou seja, só faltava investimento para as pessoas conhecerem melhor o esporte e também mostrar que mulheres podem jogar xadrez sim. Então assista, consuma, procure saber mais sobre as mulheres nos esportes!

Por fim, deixa aqui nos comentários sugestões de atletas mulheres para a gente acompanhar!

Fonte: *Statista **Statista 2011-2013 ***Site TowardsDataScience

Compartilhe!