Além da mentoria: PATROCINE uma mulher.

Já está comprovado que ter uma pessoa que patrocine a carreira é um fator que ajuda no crescimento profissional, ainda mais para cargos mais altos. Por isso, uma das ações de equidade de gênero que as empresas costumam fazer são programas de patrocínio para as funcionárias, geralmente a partir de cargos gerenciais, que vão além de uma mentoria.

Como o nosso objetivo é promover a equidade para todas as mulheres, que tal usar esse conceito de patrocinador de maneira mais abrangente e independente do cargo que você tenha atualmente, patrocinar uma mulher?


Quer saber mais sobre ações de equidade de gênero nas empresas? Clique Aqui!


Primeiramente, antes de partir para algumas boas práticas de um patrocínio, vamos com algumas definições que podem ajudar a construir essa relação.

Aconselhamento

Aconselhamento é quando alguém pede uma opinião, orientação sobre um objetivo específico para alguém que tenha mais experiência ou expertise no assunto consultado. Normalmente a pessoa consultada ocupa um cargo de liderança.

Assim, não há uma relação estreita entre as pessoas, porque geralmente são perguntas pontuais, sem um aprofundamento.

Mentoria, Patrocínio e Aconselhamento segundo Carla Harris

Mentoria

Na mentoria, a mentoranda recebe informações, dicas, motivação, recursos e até mesmo apoio emocional. A pessoa que mentora pode ser alguém dentro ou fora da organização da mentoranda, o mais importante, é que seja alguém que entenda o contexto para que possa fornecer conselhos sob medida.

Além disso, pode ajudá-la a entender as regras informais e revelar como funciona os bastidores dos negócios e das empresas.

É fundamental que a relação seja de confiança, que haja um espaço seguro para falar abertamente e honestamente, uma vez que os problemas e dificuldades serão compartilhados.

Patrocínio de carreira

Nessa relação, a pessoa que patrocina é capaz de criar oportunidades que a outra não teria acesso por si mesma. Além de ter mais experiência em uma determinada área, é capaz de influenciar diretamente no crescimento profissional. Tornando-a visível para outros líderes dentro da empresa ou pessoas influentes fora da empresa.

Quando se trata de abrir portas, não param com uma promoção, mas numa carreira constantemente próspera e em crescimento.

Nesse tipo de relação, há um maior risco pessoal envolvido do que na mentoria. Já que o patrocinador divulga e apoia a outra pessoa mesmo quando surgem problemas, logo os resultados dela, impactam na imagem da pessoa que a patrocina.

Como patrocinar uma mulher? Por onde começar?

Para patrocinar alguém, você precisa conhecer e acreditar no trabalho dessa pessoa. Pode ser que você já tenha algumas pessoas em mente, mas se não, um caminho é começar a conhecer melhor as pessoas ao seu redor.

Se você já tem uma mentoranda, o que falta desenvolver para que você seja patrocinadora da sua carreira?

Quem pede conselhos profissionais para você? Que tal começar a aprofundar esse relacionamento e propor uma mentoria?


Melhores práticas de um patrocínio

Agora que já sabemos o que é, vamos para os principais pontos de como patrocinar uma carreira, na prática:

  1. Desde o início, diga e dê exemplos de como você imagina que pode agir na carreira dela. Por exemplo: pensar em conjunto em como resolver algum problema, navegar na organização ou fortalecer a marca pessoal dela.

2. Não só aumente a visibilidade dela dentro da organização e da sua rede de contatos, mas também em como abordar cada conversa com um novo contato.

3. Identifique oportunidades cada vez maiores e que a tirem da zona de conforto e da sua área de expertise. Além de explicar sobre a importância da nova oportunidade, mostre porque você acredita que ela terá sucesso, apesar de qualquer dificuldade.

4. Garanta que as avaliações de desempenho sejam baseadas no desempenho e que incluem orientações específicas para ajudar a melhorar os resultados e promover o crescimento. Por exemplo, em vez de um feedback como “Seja mais assertiva”, para “Quando o cliente falar esse tipo de barreira, reconheça a preocupação dele, mas volte com exemplos de outros clientes para os quais isso não foi um problema. Isso ajudará você a fechar mais negócios.”

5. Fale sobre as experiências que ela precisará para ser uma forte candidata a um cargo muito mais sênior em cinco ou até dez anos. Além disso, mostre os tipos de movimentos laterais que podem render frutos a longo prazo.

6. Trabalhe para remover qualquer ponto cego que ela tenha em relação a como ela é percebida dentro da organização e como ela se vê. Ou seja, se ela sabe quais são os pontos fortes, pontos fracos e o seu potencial percebido.


O importante é estimular essa prática que todo mundo pode fazer e que é tão importante para o crescimento profissional. Mas que ainda poucas mulheres tem acesso, vamos mudar isso? já pensou em quem vai patrocinar?

Compartilhe!