O que é construção social?

Sua relação com gênero e como atua nas empresas

Construção social é um conceito que popularizou nos últimos anos por ajudar a explicar como muitas desigualdades acontecem. Porém ainda é pouco explorada a sua relação com o ambiente de trabalho. Assim, além de trazer a definição e a relação com a questão de gênero, a proposta de hoje é um convite a uma reflexão sobre o seu ambiente de trabalho.

 Primeiro vamos com o básico! 😉

Definição de construção social

Quando dizemos que algo foi construído, significa que ele é resultado de uma ação com intenção, um conteúdo que não existia anteriormente. Uma construção social é algo criado pela sociedade, por um grupo de pessoas e que tem certos valores.

O sentido comum é o da construção de algo concreto, por exemplo uma mesa. Mas também há um sentido que vai além, como no caso da moeda. Para um grupo de pessoas, ela é mais que um pedaço de metal. Ela representa uma reserva de valor e serve como um meio de troca para a nossa sociedade. No entanto, a sociedade que dá esse valor a moeda, ele não existia antes.

Portanto, construção social é a criação de valores, regras, normas e significados feitos pela sociedade a partir das ações dos indivíduos em sociedade. É um processo que está em constante movimento e sempre se redefinindo.

Gênero uma construção social e a sua diferença com sexo

Começando por sexo que é uma classificação definida pelas diferenças anatômicas, ou seja, um conjunto de características que diferenciam feminino, masculino e intersexo.


O que é Intersexo? São pessoas que nascem com características biológicas que não se encaixam nas noções tipicas de sexo feminino ou sexo masculino. Não existe somente uma certa característica anatômica que defina intersexo.


No entanto, gênero é uma construção social sobre o papel, expectativas e comportamentos que a sociedade tem sobre o sexo atribuído a uma pessoa.

De modo geral, a sociedade faz a construção social de gênero feminino e masculino, não em relação a características físicas, mas em comportamentos e expectativas. Esses papéis de gênero estão constantemente sendo definidos e redefinidos em sociedade. Por exemplo, o que era esperado da sua avó pela sociedade foi exatamente o mesmo esperado de você?

A construção social no trabalho

A construção social também atua no ambiente de trabalho, no que se espera dele e do trabalhador. Assim como antigamente era aceitável não ter preocupações em providenciar um ambiente saudável e higiênico nas fábricas e hoje em dia já existem leis para garantir essas condições.

Agora pensa para que tipo de pessoa o seu trabalho é desenhado. O que é considerado padrão? O que é bem visto? Trabalhar horas extras? Estar disponível a qualquer momento e em qualquer lugar? A carreira de uma pessoa é penalizada se ela faz uma pausa por alguns anos?

Esse desenho é compatível com a atual posição da mulher na nossa sociedade? Que trabalha 10,4 horas por semana a mais que o homem nos afazeres domésticos e cuidando de pessoas? Que é a principal responsável por cuidar dos filhos? Qual é a imagem que se tem da licença maternidade? Uma barreira para crescer na carreira ou algo natural?


Saiba mais sobre as desigualdades enfrentadas pelas mulheres nas empresas. Clique aqui!


Mas e se a expectativa da sociedade fosse realmente que ambos os pais fossem responsáveis pelos cuidados com a criança? Seria exceção empresas oferecerem o mesmo tempo de licença maternidade e licença paternidade? A licença maternidade seria vista como uma barreira na carreira?

Nós já nascemos em um mundo que tem valores, normas e regras. Essa construção social afeta o sentido do mundo que temos e da sociedade que vivemos, mas ela está sempre em movimento.

Portanto, nós podemos mudar a realidade através das nossas ações. Pois temos a capacidade de pensar, refletir e agir em direção a sociedade que queremos construir.

Então me conta, qual mudança na sociedade você gostaria que já fosse uma realidade?

Fontes: 1Pesquisa Nacional por amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua – IBGE) – 2019.

Compartilhe!