8 Exemplos de Equidade de Gênero no mundo

Reuni aqui alguns exemplos de equidade de gênero espalhadas pelo mundo, já que no último ranking de Desigualdade de Gênero da ONU teve vários países (mais de 80!) que ficaram na frente do Brasil nessa questão. E quem sabe, começar a exigir algo parecido dos nossos políticos e candidatos.

Ações de equidade de gênero: participação no mercado de trabalho

comparação homem e mulher: trabalho não remunerado
  1. Uruguai

Segundo a Lei do Cuidado aprovada em 2015, toda criança menor de 12 anos, pessoa com deficiências e pessoas maiores de 65 anos sem autonomia têm direito a receber o serviço de atendimento fornecido pelo governo. Além disso, o Estado garante também a qualidade nesse serviço através de sua capacitação e sua regulamentação.

Dessa forma, colaboram para que as mulheres possam fazer parte do mercado de trabalho, já que o cuidado dessas pessoas recai sobre a mulher na maioria das vezes.

2. Suécia

Nesse país, os pais têm direito a 16 meses no total, somando as duas licenças parentais. E desse total, podem fazer a divisão que desejarem, desde que pelo menos 3 meses sejam especificamente usados pelo pai. O direito não vence até que a criança complete 8 anos de idade.

Assim, a responsabilidade de cuidar do filho pode ser compartilhada entre os pais.

Ações de equidade de gênero: diferença salarial

comparação homem e mulher: remuneração

3. Islândia

Em 2018, introduziu a primeira política do mundo que pede que empresas e instituições com mais de 25 funcionários provem que pagam homens e mulheres igualmente por um mesmo trabalho. Além disso, no caso confirmado, as empresas recebem uma certificação. A partir de 2020, a certificação passou a ser obrigatória e empresas sem certificação pagam multa diária.

4. Estados Unidos

Em 28 estados já existe alguma restrição vinda dos governos com relação a pedir informação de histórico salarial.

Isso porque oferecer salários a novos funcionários com base no anterior da própria pessoa perpetua a disparidade salarial entre mulheres e homens.

5. Alemanha

A partir de 2018, através da Lei da Transparência Salarial, empresas com mais de 200 funcionários são obrigadas as publicarem os salários de todos os funcionários. Desse modo, permitindo que não haja diferenças na remuneração em nenhum nível das organizações.

6. Cidade de Boston nos Estados Unidos

Desde setembro de 2015, a cidade oferece um treinamento sobre negociação salarial para todas as mulheres que moram ou trabalham na cidade. Assim, dando ferramentas para que as mulheres atuem de maneira mais eficaz nessa desigualdade.

Ações de equidade: cargos de liderança

comparação homem e mulher: cargos de liderança presidência

7. Noruega

Em 2003, foi o primeiro país a impor uma cota de gênero para os cargos de conselho das empresas de sociedade anônima de no mínimo 40% de mulheres. Como resultado, a porcentagem foi de 5% em 2001 para 40% em 2008. Desde então outros países da Europa, como Espanha, França e Alemanha, também implementaram programas de cotas nos conselhos.

8. Filipinas

Em 2009, o governo instituiu a Carta Magna das Mulheres que impõe quotas para as mulheres nos cargos executivos de pelo menos 40 por cento em todos os níveis. Promovendo, dessa maneira, uma maior diversidade nessa organização.

Mais uma vez, a ideia é mostrar que há diversos exemplos de equidade de gênero espalhados por ai, e que podemos exigir também dos nossos governantes. Então me conta nos comentários qual exemplo você gostaria de ver aqui no Brasil?

Fontes: Uruguai | Suécia| Islândia | Estados Unidos | Alemanha | Boston | Noruega | Filipinas

Compartilhe!