Entenda 7 Termos Feministas em Inglês
Você já deve ter se deparado com vários termos em inglês quando estão descrevendo alguma situação machista, certo? Então conheça aqui uma breve explicação dos principais termos feministas em inglês que ocorrem no nosso dia a dia.
Antes de tudo, destaco aqui a importância de dar o nome correto a cada experiência. Pois é assim que conseguimos identificar e entender como funcionam esses mecanismos machistas que enfatizam as desigualdades enfrentadas pelas mulheres na nossa sociedade. Dessa forma, conseguimos construir ações de equidade muito mais efetivas.
Manspreading
Essa expressão é usada para retratar quando um homem se senta no transporte público com a perna tão aberta que acaba invadindo o espaço dos outros passageiros.
Um exemplo interessante de combate foi o prêmio Belmond New Designer de 2019. Entre os 3 mil inscritos, a designer Laila Laurel ganhou o prêmio de melhor design no combate ao manspreading com uma cadeira que forçava os homens a sentarem com as pernas fechadas.
Manspreading: junção das palavras “man” e “spreading”, que significam respectivamente: homem e espalhar-se.
Slutshaming
Ação de discriminar mulheres ou meninas com palavras que tenham um sentido negativo sexualmente de acordo com os padrões impostos pelo machismo ao gênero feminino. Por exemplo, xingar uma mulher usando palavras como “vagabunda” ou “biscate”.
Sendo você homem ou mulher, se já usou palavras assim com sentido negativo para falar de uma mulher, isso foi slutshaming.
Slutshaming: junção das palavras “slut”e “shaming”, que significam respectivamente: prostituta e vergonha.
Gaslightining
É uma forma de abuso psicológico sutil feita através da distorção, omissão ou criação de informações. Tudo isso para que a vítima duvide sobre seus sentimentos, senso de realidade e de sanidade.
O termo Gaslightining se refere ao filme de 1944, À Meia Luz (Gaslight). No qual um marido distorce informações de maneira que a sua mulher começa a questionar a sua própria sanidade. Quer um filme mais atual? Assista “A Garota no Trem” que está disponível na Netflix.
Mansplaning
É quando o homem tenta explicar algo para uma mulher, assumindo que ela não entenda sobre o assunto. Sem que ela tenha pedido por isso e de uma maneira excessivamente confiante e até mesmo se achando superior.
Mansplaning: junção das palavras “man”e “explaining”, que significam respectivamente: homem e explicação.
Teste de Bechdel
Criado pela escritora de quadrinhos Alison Bechdel, consiste em um teste com 3 perguntas para avaliar se um filme ou produção artística retrata as mulheres fora do estereótipo machista. As três perguntas são:
- O filme tem duas ou mais personagens com nomes?
- Elas conversam entre si?
- O assunto da conversa é algo que não seja homem ou assuntos relacionados a romances?
Lista de 10 filmes famosos que não passariam no Testede Bechdel! Clique aqui
Lista de 10 filmes que passariam no Teste Bechdel! Clique aqui
Bropriating e Hepeating
Bropriating é quando um homem se apropria e recebe os créditos de uma ideia que inicialmente foi dada por uma mulher. Já Hepeating é quando uma mulher fala uma ideia que é ignorada, e logo depois um homem diz a mesma coisa e todo mundo aprova a ideia.
Bropriating: junção das palavras “brother”e “apropriating”, que significam respectivamente: irmão e apropriação.
Hepeating: junção das palavras “he” e “repeating”, que significam respectivamente: ele e repetindo.
Manterrupting
É quando um homem interrompe constantemente a fala de uma mulher, sem deixá-la terminar.
Um caso recente, por exemplo, é o que vem acontecendo com as mulheres na CPI da pandemia que são interrompidas constantemente e não são ouvidas.
Manterrupting: junção das palavras “man”e “interrupting”, que significam respectivamente: homem e interrupção.
Conhece mais termos feministas em inglês? Deixa aqui nos comentários.
Gratidão pelo compartilhamento destes termos. Não os conhecia, mas retratam exatamente muito do que já experienciei no dia-a-dia, principalmente em ambientes de trabalho machistas.
Muito esclarecedor! Parabéns, matéria muito interessante.
Muito bom! Mesmo sem conhecer estes termos, sabemos que muitas destas atitudes machistas ainda são comuns na nossa sociedade..