Jacinda Ardern: uma líder que luta pela equidade

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, é uma das lideranças políticas mais faladas nos últimos tempos. Além de ser exemplo no combate à pandemia, até o momento o total de mortes foi de 26 pessoas, Jacinda se destaca pelo seu estilo de liderança inclusivo e empático.

Assim, nada melhor que conhecer algumas ações de seu governo que mostram o que é na prática ter uma liderança que entende as desigualdades e toma decisões de equidade para reverter essa situação.


Aprenda como as suas ações do dia a dia podem promover a equidade de gênero nas empresas! Clique aqui.


Licença Remunerada Após Aborto

Já havia no país uma lei sobre licença para abortos ocorridos após 20 semanas de gestação. No entando, agora o benefício foi estendido para perdas a qualquer momento da gravidez e também para o caso de nascimento de uma criança morta.

India, Indonésia, Filipinas, Itália e Taiwan, são outros exemplos de países que também oferecem esse tipo de licença. Com algumas diferenças na duração da licença e nas regras para a sua validação.

Todas as escolas oferecem de graça absorventes para a menstruação

A menstruação é algo natural, fisiógico, dessa maneira ela deve ser tratada com uma questão de saúde pública e direitos humanos.

Pois é assim que o país da primeira-ministra enfrenta o problema da Pobreza Menstrual. O que significa que há pessoas que não tem acesso a produtos de higiene para a menstruação. E por isso, acabam usando métodos não seguros para conter o sangue, como folhas de jornal, folhas de árvore e até mesmo miolo de pão.

Muitos estudantes que enfrentam essa realidade, faltam às aulas durante esse período da menstruação.

Por isso, agora todas as escolas da Nova Zelândia oferecem absorventes aos alunos que precisam.

Primeira Ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern

Equipe de Governo Diversa

Para a formação da equipe do seu segundo mandato, Jacinda nomeou uma mulher Maori para comandar o ministério das Relações Exteriores: Nanaia Mahuta.

Além disso, escolheu para um dos cargos mais importantes, o posto de vice-primeiro-ministro um homem que é abertamente homossexual: Grant Robertson.

Ela ainda fez questão de destacar que o mérito das pessoas é o que levou as nomeações e que isso reflete a diversidade presente no país.

Ministra das Relações Exteriores Nanaia Mahuta

Com certeza a governo de Jacinda Ardern é uma prova de que os ideais de um líder eficiente estão mudando e mostrando que é possível ter compaixão e ser forte ao mesmo tempo, como ela mesmo diz!

E você conhece uma líder que mostra outros estilos eficientes de liderança?

Compartilhe!