O que é Interseccionalidade?
Um rápido exercício – Diversidade no trabalho
Pense no seu ambiente de trabalho: ele é diverso?
Como você fez essa avaliação de diversidade? Qual foi a meta que você colocou para ser considerado diverso?
Definição de Interseccionalidade
Interseccionalidade é uma ferramenta que surgiu no movimento feminista negro para pensar sobre como é impossível tratar separadamente as desigualdades racial, de gênero e de classe.
No entanto, hoje o conceito é usado mais amplamente, e considera as sobreposições de identidades sociais e recortes como PCDs e LGBTQIA+.
Assim, uma pessoa não enfrenta desigualdades por separado de cada recorte que ela pertença, mas sim da junção das diversas formas de discriminação devido a essas identidades.
Dessa maneira a Marta, jogadora de futebol, tem as seguintes interseccionalidades: mulher, negra e lésbica. Portanto ela enfrenta as desigualdades e discriminações por ser mulher E negra E lésbica. Não tem como separá-los de maneira independente.
A imagem que construímos de uma pessoa através do viés inconsciente, é feita de maneira instantânea e automática, considerando todas as informações disponíveis naquele instante.
Interseccionalidade nas empresas
Nada melhor que dados para visualizar os efeitos da interseccionalidade no Brasil. Analisando a remuneração segundo gênero e raça, vemos que a mulher negra tem as menores remunerações. Ela recebe cerca de 54% do que o homem branco recebe, e a mulher branca 78%, na mesma comparação.
Essa diferença permanece inclusive quando comparamos somente entre pessoas com ensino superior completo. A mulher negra recebe cerca de 45% do que o homem branco recebe e a mulher branca 63%.
Por isso, a importância das ações de equidade de gênero serem construídas considerando as interseccionalidades, ou seja, a mulher por completo. Caso contrário, elas continuarão a perpetuar outras desigualdades que as pessoas não conseguem simplesmente separar ou ignorar os efeitos em si.
Agora, qual a sua opinião sobre o seu ambiente de trabalho ser diverso? Se ele tivesse 50% de mulheres com o mesmo perfil atual, o ambiente seria considerado diverso?
FONTE: Painel de informações do Ministério da Economia (Relação Anual de Informações Sociais – RAIS) – 2019.
Texto excelente! Parabéns!
Artigo muito esclarecedor. Nos ajuda a compreender melhor as desigualdades existentes em nossa sociedade.
Não podem ser vistos como problemas únicos, precisa haver uma interseção entre elas.