ONU Mulheres: 4 lições do Fórum Geração Igualdade

Na semana passada aconteceu o Fórum Geração Igualdade realizado pela ONU Mulheres que terminou com um total de 40 BILHÕES de dólares comprometidos em planos para acelerar a equidade de gênero no mundo nos próximos 5 anos.

Foram 3 dias de muita inspiração e conhecimento de várias partes do mundo. Aqui, apresento 4 lições que tive dessa experiência única.


O que é o Fórum Geração Igualdade?

A ideia do fórum surgiu devido aos efeitos negativos que a pandemia trouxe para todo o mundo, e que foram maiores para as mulheres e as meninas. Dessa maneira, aproveitando que novos planos para reconstruir o mundo pós pandemia seriam feitos, nada melhor que já fazê-los levando em consideração a equidade de gênero.

Por isso, o público participante do fórum foi desde representantes de governos, filantropos, organizações privadas até a sociedade em geral para discutir sobre planos que diminuam as desigualdades enfrentadas pelas mulheres e meninas.

Sabe a diferença entre igualdade e equidade? Clica aqui!


Então vamos lá para os pontos que mais chamaram a minha atenção:

1. Ninguém é deixado para trás

Não importa qual tema estava sendo discutido, os planos apresentados tinham uma abrangência enorme. Podiam estar restritos a alguma empresa ou até mesmo serem focados em comunidades rurais do interior da África.

A mensagem era nítida, enquanto houver alguma mulher ou menina que enfrente desigualdades das mais básicas até a ocupação de cargos de liderança, temos que seguir com os planos de equidade e devemos encarar esse tema como um problema global.

Rocío del Pilar: “O talento está distribuído homogeneamente pelo mundo, e eu como uma jovem mulher, desejo que todas jovens independente de onde nasceram, tenham igualmente acesso a oportunidades.”

2. Liderança política e ocupação de espaços de poder

Durante todo o evento, diversas nações se comprometeram em executar planos e atingir metas ousadas relacionadas a equidade de gênero. Aqui só alguns exemplos mostrando um pouco como os governos estão atuando:

ONU Mulheres Fórum Geração Igualdade: compromissos dos países Holanda e Canadá
ONU Mulheres Fórum Geração Igualdade: compromissos dos países Bangladesh e Estados Unidos

Porém, o ponto principal foi a importância da paridade de gênero na tomada de decisões. Ou seja, que as mulheres ocupem cargos de liderança, cargos políticos onde são feitas decisões que impactam a vida de muitas pessoas.

Lembrando que as desigualdades enfrentadas pelas mulheres não surgiram agora. Se pouco foi feito, muito se deve às pessoas que tomam as decisões.  Atualmente, só 3 países têm mulheres em mais de 50% dos cargos do congresso1. No Brasil, elas representam cerca de 15% do congresso.


Quer saber a porcentagem de mulheres nos congressos de outros países? Clique aqui!


3. A tecnologia é o futuro. As mulheres não são parte do futuro.

É evidente que a tecnologia tem um papel central nas nossas vidas hoje e principalmente no futuro. Assim, se as mulheres não estiverem envolvidas no desenvolvimento das tecnologias, estas serão mais uma ferramenta que continuará a espalhar as desigualdades agora e no futuro.

No mundo todo, as mulheres são minoria nas carreiras STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), chegando a apenas 35% dos estudantes dessas carreiras nas universidades. A realidade no mercado de trabalho é ainda pior. Nos Estados Unidos, por exemplo, as mulheres representam cerca de 28% do mercado de trabalho STEM.

Por isso, muitos planos e compromissos feitos sobre esse tema, têm como objetivo aumentar o número de mulheres nas carreiras STEM, mas também incentivar o interesse de meninas nessas áreas desde a escola.


Quais são as barreiras para mais mulheres nas carreiras de tecnologia? Clica aqui!


Além disso, outra novidade foi o compromisso feito pelas gigantes da tecnologia: Twitter, TikTok, Google e Facebook, de aumentar a proteção para mulheres e meninas online em suas plataformas.

Mais que oferecer configurações e acesso a ferramentas de segurança, uma navegação fácil, eles se comprometeram a fazer um trabalho proativo no combate à abusos sofridos pelas mulheres.

4. Como o setor privado pode agir na Equidade de Gênero

Por fim, várias empresas apresentaram seus planos de equidade de gênero que focam desde o público interno de suas organizações ou a sua cadeia de fornecedores e parceiros até a sociedade como um todo.

Aqui só alguns exemplos para ilustrar os compromissos feitos durante o fórum.

Bom, espero ter passado um pouco do que foi o Forúm Geração Igualdade. Com certeza uma experiência incrível por colocar tantas pessoas em contato, compartilhando projetos do mundo inteiro, e todos com um só objetivo de atingir a Igualdade de gênero.

E você, o que mais chamou a sua atenção no fórum organizado pela ONU Mulheres?

Fonte: 1- IPU Inter Parliamentary Union – dados de Junho 2021

Compartilhe!