7 Exemplos de Equidade de Gênero nas empresas

Para mostrar que é possível e simples, reuni aqui alguns exemplos de equidade de gênero nas empresas que já estão sendo feitos por aí. Nesse sentido, fiz questão de trazer alguns casos que provam que todos podemos contribuir para diminuir as desigualdades enfrentadas pelas mulheres.

Mais mulheres no mercado de trabalho

1. Processo Seletivo às cegas

Esse processo prioriza as competências técnicas e comportamentais dos candidatos e minimiza ou zera o viés consciente ou inconsciente que temos em relação às mulheres e a outras minorias.

Ele pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo, esconder informações pessoais, como nome, idade, gênero e estado civil dos currículos com o auxílio de software. Além disso pode-se aplicar um teste que mostre as competências e que seja o critério para passar para a entrevista.

Empresas brasileiras como o Nu Bank, GE Brasil, Votorantim Cimentos, já usam de alguma forma de recrutamento às cegas nos seus processos. Desse modo, eles conseguem promover diversidade em suas organizações.

Equidade de gênero: trabalho não remunerado

2.Licença maternidade e paternidade

Netflix oferece a todos seus funcionários, ou seja, homens e mulheres, uma licença remunerada pelo tempo que precisarem durante o primeiro ano de vida do bebê ou da adoção de uma criança.

Logo a empresa colabora para que o trabalho de cuidado dos filhos seja uma responsabilidade compartilhada. Dona Netflix arrasa muito!

Equidade de gênero: Diferença salarial entre homem e mulher

Equidade de gênero: remuneração

3. Acertando as contas

No melhor estilo quem quer faz, em 2015 o Paypal começou a medir e agir para acabar com as diferenças salariais entre homens e mulheres. Por isso, a empresa investiu cerca de 3 milhões de dólares. Dessa forma, colocou em prática o seu propósito de democratizar os pagamentos, também para os próprios funcionários.

4.Chega de continuar com a diferença salarial

Nos processos seletivos da empresa GoDaddy, é obrigatório que o grupo de candidatos selecionados para a entrevista tenha diversidade. Além disso, a empresa retirou a pergunta sobre “qual o valor do seu último salário?” dos formulários.

Sendo assim os salários oferecidos são baseados na vaga e não no passado da pessoa. Ou seja, a empresa deixa de reforçar a atual diferença que existe entre os salários dos homens e das mulheres.

5. Transparência nos salários

Quem é funcionário do Whole Foods sabe exatamente quanto cada pessoa recebeu durante o ano inteiro. Isso acontece desde 1986, quando a empresa foi a primeira nos Estados Unidos a implementar essa política de transparência salarial. Essa é uma forma de motivar o crescimento profissional. Além disso, você pode encontrar no site deles o salário anual médio para cada cargo.

Equidade de gênero: Acesso à Cargos de Liderança

Equidade de gênero: cargos de presidência

6. Engajando os fornecedores na equidade

Nos Estados Unidos, a General Mills e a HP estão aproveitando a sua força como clientes de agências de publicidade para mudar esse mercado.

A primeira pede que o departamento criativo das agências com quem ela trabalha, tenha pelo menos 50% de mulheres e 20% de pessoas negras.

Da mesma forma, a HP pede que suas agências enviem o plano de como eles vão aumentar o número de mulheres e de minorias nas posições mais importantes da agência.

7. Um passo além da mentoria

A seguradora americana Allstate disponibiliza para todas as mulheres que estão em cargos de liderança o programa chamado Power of 5.

Neste programa de patrocínio, cada líder recebe um mentor que tem um papel ativo desde a definição até a conquista dos objetivos profissionais delas.

Assim, há muitos exemplos de equidade de gênero que já estão em prática e que podem ser replicados. Aqui o objetivo é inspirar para mudar! Então me conta nos comentários, qual foi o exemplo que mais te surpreendeu?

Compartilhe!