6 Ações de Equidade de Gênero do dia a dia
Se você acredita que ações de Equidade de Gênero são necessárias, mas ainda não sabe como incluir isso no seu dia a dia: você está no lugar certo! Atitudes que estão ao alcance de todo mundo contribuem para a igualdade de gênero nas empresas e fora delas também.
Antes de tudo, é importante destacar que: ser ou não líder de um time, não impede de atuar nessa causa.
Portanto, a intenção é repensar algumas atividades que já estão no automático e tornar as suas escolhas consciente. Então vamos lá!
1. Distribuição dos afazeres domésticos da sua casa.
Será que a distribuição está reforçando a sobrecarga das mulheres da casa? Pergunte, questione como você pode mudar essa realidade.
Dessa forma, coloque na conta todos os esforços envolvidos. Não menospreza o tempo gasto em nenhuma atividade, como fazer a lista do supermercado, arrumar a cama, tirar o lixo. No fim, o importante é estar equilibrado para todo mundo.
2. Distribuição do cuidado com pessoas – crianças e adultos
Repensar a distribuição do cuidado com pessoas também ajuda a diminuir a sobrecarga das mulheres, que geralmente acabam sendo responsabilizadas por essa função.
Já no ambiente profissional, questione sobre quais são os benefícios dados para a mãe e para o pai após o nascimento ou adoção de um filho? Há diferença? Existe licença para cuidar de familiar doente?
***Veja mais como as empresas estão promovendo a equidade de gênero aqui!***
Para as próximas, vá além do fator mulher. Lembre-se que as mulheres de grupos minoritários, como mulheres negras ou mulheres da periferia, enfrentam maiores desigualdades. Portanto, intencionalmente procure incluí-las nas suas ações.
3. Fortaleça o sucesso das mulheres
Procure comprar de empresas lideradas por mulheres, ou com maioria de mulheres, ou dê preferência para as vendedoras mulheres. Assim você aumenta as chances de elas prosperarem.
E por que não investir em mulheres? Que tal procurar por fundos que invistam em empresas com mulheres na liderança ou que pregam por igualdade de gênero? É só perguntar para o seu banco sobre isso.
4.Candidatos
Vai contratar alguém? Exija que mulheres participem do processo seletivo. Se não tiver esforço intencional para a mudança, vamos continuar com o mesmo padrão de raça e classe social no mercado de trabalho.
5. Salário baseado na posição.
Ofereça um salário baseado no quanto a posição vale para a empresa, e não baseado no salário do último emprego da pessoa escolhida.
Como as mulheres têm remuneração menor que os homens, usar como base o último salário da pessoa ajuda a perpetuar essa diferença.
6. Patrocine uma mulher
Não importa o seu cargo, se estagiário ou diretor, todo mundo pode ajudar na carreira de uma outra mulher. Mesmo ela estando ainda na escola ou já em cargo de liderança.
Por isso, vá além de uma mentoria, participe ativamente no planejamento e execução do plano de carreira dela.
Enfim, o objetivo é mostrar que se não questionarmos as nossas ações, nada irá mudar. Então faça diferente, e promova a equidade de gênero. Deixa sua sugestão de mais ações nos comentários!
Fortalecer o sucesso das mulheres faz com que elas sejam poderosas e incentivadas a apoiar as demais. Um ciclo positivo para a equidade de gênero!
O processo de mudança de nossas atitudes, no dia a dia, tende a se manter na inércia. É como na física: para sair da inércia precisa a atuação de uma força externa, intencional.
É isso aí mesmo!
Muito bem colocado! Obrigada por compartilhar um texto tão útil.