O que é Viés Inconsciente ou Unconscious Bias?

Se as empresas constroem politicas baseadas na igualdade, por que as mulheres ainda enfrentam tantas desigualdades no trabalho? Isso tem a ver com o Unconscious Bias que influencia nossas ações e o resultado nem sempre é positivo.

Dessa forma, Vieses Inconscientes são associações mentais automáticas e sem intenção que, segundo os cientistas, servem para categorizar as pessoas em grupos para nos ajudar a lidar com as inúmeras informações do dia a dia.

O lado negativo, no entanto, é o potencial preconceito que está embutido em nós, o que pode criar barreiras para a inclusão, julgamentos errados e consequentemente, podemos acabar tomando más decisões.

Ainda assim, experiências da vida, como conviver com pessoas diversas ou ter um chefe de um grupo minoritário, ajudam na desconstrução desses vieses. Por isso, a importância de se ter representatividade nas empresas.

Um pequeno exercício de Viés Inconsciente

Imagine que você está atrasado para pegar um voo… você sai correndo pelo aeroporto. Consegue embarcar, e finalmente se senta na poltrona! Ufa…Você chega no seu destino, sai para jantar num restaurante famoso. Na mesa ao lado, tem um casal apaixonado e você olha feliz. Na manhã seguinte, você participa de uma palestra de uma personalidade do mundo das startups de tecnologia.

Agora me conta, o casal que você imaginou era um homem e uma mulher? E o palestrante? Era um homem? Todos brancos?

Se você gostou desse exercício, veja o TEDx da autora Valerie Alexander. Neste, ela explica bem sobre como superar seus próprios vieses inconscientes.

Ficou curioso para saber mais sobre os seus vieses inconscientes?

A Universidade Harvard disponibiliza um teste on line para medir o seu viés em cada um dos 14 temas que vão de gênero e trabalho até religião (link aqui).

Unconscious Gender Bias ou Vieses Inconscientes de Gênero

A questão de gênero também passa por esses vieses, vindos de tradições, normas, valores, cultura e experiências que constroem essas associações automáticas em relação às mulheres.

Um ponto importante é que não há como tratar as intersecções, como gênero e raça ou gênero e classe social, separadamente. Ou seja, uma mulher negra vivencia esses vieses por ser mulher E negra ao mesmo tempo.

Portanto, por mais que conscientemente haja uma rejeição a esses estereótipos, podemos não perceber a presença deles em nossas suposições. Infelizmente, todos estamos sujeitos a isso.

Por exemplo, assumir que a opinião de uma mulher sem ensino superior tem menor valor ou que a pessoa responsável pela comunicação com a escola dos filhos deva ser a mulher num casal heterossexual.

Como a definição mesmo diz, o unconscious bias acontece de forma automática e por isso a importância de se criar novas referências através de maior diversidade nos papéis do nosso dia a dia. A desconstrução é a melhor aliada para essa questão.

E você, percebeu qual viés inconsciente aparece mais no seu dia a dia?

Compartilhe!